Então vamos precisar explicar antes de começar
(para as coisas funcionarem):
Neurotípico,
Inevitavelmente, nossa relação será desafiadora para ambas as partes. Não somos vítimas um do outro, não é culpa de ninguém!
Neurotípico,
Minha mente funciona de forma bem diferente da sua. Não é simples, mas é assim que vai ser!
Neurotípico,
Muitas vezes você espera que eu, espontaneamente, faça tarefas que não vejo como prioridade, não tenho iniciativa ou mesmo a mínima ideia de por onde começar. Cada um tem seu tempo! Nosso aprendizado precisa ser colaborativo e recíproco!
Neurotípico,
Pensamentos não são lineares. A causalidade entre os fatos é complexa. Mas tudo bem se você ainda não tiver percebido…
Neurotípico,
Pode ser mais fácil para você mudar de postura do que seria para mim mudar de cabeça!
Neurotípico,
Não me faça sentir mal pelo que sou. Sei que não é intencional, mas seus (pré)conceitos, algumas vezes, me fazem parecer insuficiente ou inadequado, destruindo minha auto-estima.
Neurotípico,
Não preciso ser “consertado”. Preciso somente ser validado! Sou minoria, mas nem por isso estou sempre errado!
Neurotípico,
Eu tomo medicação e faço terapia não para agradar ou me tornar parecido com você, mas sim para estar bem comigo mesmo e conseguir conviver melhor com pessoas frequentemente hostis!
Neurotípico,
Meus interesses podem ser peculiares, minhas ideias, inusitadas! Mas, se existe alguém que vai conseguir encontrar soluções que ninguém mais pensou, esse alguém provavelmente serei eu.
Neurotípico,
Não combata meu jeito de ser! Não quero divergir, quero existir, agregar e contribuir, porém da minha maneira. Quero ser considerado, mesmo que os sistemas não tenham sido pensados para pessoas como eu…
Neurotípico,
Minha causa é pela inclusão! Meu desejo é conseguir me sentir pertencente a grupos de pessoas onde minha simples presença não pareça incomodar.
Neurotípico,
Minha lógica pode não fazer sentido para você; minha linguagem pode não te alcançar. Ainda assim, se estiver disposto a me ouvir, posso tentar te explicar melhor minha forma de entender o mundo…
Neurotípico,
Desculpe, mas não vou socializar agora! Preciso de um tempo comigo mesmo. É inegociável! Mas logo volto ao que vocês chamam de “vida normal". É só por um “instante”…
Neurotípico,
Em poucos lugares me sinto confortável. Com poucas pessoas me sinto acolhido; agradeço se você puder ser uma delas.
Neurotípico,
Sou muito sensível a críticas, não porque elas sejam sempre procedentes, mas porque elas me fazem lembrar o quanto será difícil convivermos bem.
Neurotípico,
Algumas das coisas que você faz com facilidade são, para mim, extremamente difíceis! Não me cobre além da medida. Em diversos contextos já estou funcionando no meu limite.
Neurotípico,
Não estou exigindo que você seja uma pessoa diferente. Estou te pedindo apenas que me permita ser eu mesmo, sem cobrança e sem julgamentos!
Neurotípico,
Nunca pedi para as coisas serem assim… No final, talvez possa fazer sentido. Mas, por enquanto, podemos tentar fazer valer a pena…
Ass.: Neurodivergentes de todas as condições.